Pré Treino: “Shake Motivacional”

07-03-2018

Receita:

1 Scoop de Motivação

300ml de água

Tudo seria mais simples se seguíssemos uma receita e passados alguns minutos sentíssemos uma grande vontade e motivação em concretizar os nossos objectivos! Mas, não é tão simples assim, na realidade isso não acontece, nem sequer existe um lugar onde possamos adquirir a tal "motivação", por isso, como preparar este tipo de receita? onde encontrar os ingredientes?

O principal ingrediente - a "motivação" de facto existe e encontra-se disponível dentro de si! Lugar esse onde existem quantidades inimagináveis de uma espécie de "pó motivacional" que pode ser usado sempre e onde desejar!

Contudo, não devemos seguir uma receita se não soubermos ao certo o que a constitui, ou, para que serve, por isso, é fundamental perceber o que é a motivação e que tipos existem.

A Motivação é o combustível de toda a ação humana! O termo motivação tem a sua origem na palavra movere, que indica algo que nos faz mover, ir a algum sítio, algo que nos incentiva a realizar uma determinada tarefa. Assim sendo, estar motivado é sentir um conjunto de necessidades, forças e impulsos internos que nos levam a realizar determinados comportamentos com a finalidade de alcançar os objectivos e metas idealizados. 

De um modo mais prático podemos afirmar que todos nós, pelo menos na fase inicial, em que nos inscrevemos no ginásio, estamos motivados. O facto de nos inscrevermos no ginásio, significa que houve uma necessidade interna (relacionada com os objectivos pessoais de cada pessoa) que originou um "movimento", ou seja, que nos dirigiu a um determinado sítio (Ginásio) onde efectuámos um comportamento (assiduidade no ginásio) com o intuito de concretizar o nosso objectivo/necessidade inicial.

Quando falamos de motivação é importante referir que existem dois tipos: a Motivação Intrínseca e a Motivação Extrínseca. No que diz respeito á motivação Intrínseca, podemos dizer que é o tipo de motivação que faz com que a pessoa adira ou se mantenha numa determinada atividade pelo prazer, divertimento e satisfação que esta lhe proporciona. No que diz respeito á motivação extrínseca, é aquela que faz com que a pessoa adira ou se mantenha numa determinada actividade por motivos externos, tais como recomendações médicas, recompensas, aprovação e status social.

Se compararmos as motivações, podemos afirmar que, os indivíduos motivados intrinsecamente são aqueles que apresentam maior probabilidade de permanecer numa determinada actividade, pois são mais persistentes e apresentam níveis de empenho mais elevados que os motivados extrinsecamente. 

Contudo, a motivação nem sempre é estável, podendo sofrer algumas oscilações com o passar do tempo, na medida em que, hoje podemos estar mais motivados que ontem e vice-versa. Por esse motivo, e tendo em conta que estar motivado depende de factores internos e externos ao sujeito, um indivíduo que apresente uma motivação extrínseca, pode modificá-la e tornar-se motivado intrinsecamente. Um exemplo prático para esta situação, diz respeito às pessoas que se inscrevem no ginásio por recomendação médica, e que passados alguns meses, mudam a sua forma de pensar, pois aprenderam a gostar de treinar e acima de tudo, aprenderam a tirar partido de todas as coisas boas que esta experiência lhes proporcionou. Neste caso, a pessoa que inicialmente vinha por "obrigação" (motivação extrínseca), tornou-se numa pessoa mais empenhada, dedicada e fiel á actividade, pelo simples facto de esta lhe proporcionar prazer, diversão e bem-estar.

De um modo conclusivo, o mais importante a reter é que mesmo que hoje a motivação esteja condicionada, amanhã será outro dia, e com certeza será um dia melhor, pois haverá outra oportunidade de fazê-la crescer novamente e retomar os "valores iniciais" que nos fizeram chegar até aqui.

Por vezes vai ser necessário recorrer á receita do "shake motivacional", onde através de uma introspecção e análise das necessidades vamos novamente perceber e relembrar o porquê de termos iniciado esta actividade e o quão benéfica foi, na medida em que permitiu que nos tornássemos pessoas mais felizes, concretizadas e saudáveis! Nunca deixem de criar novas necessidades internas que vos façam mover para um "eu melhor" e mais realizado!

© 2017 Cátia Vieira. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora