O que é um Psicólogo Educacional?

É um profissional da área da Psicologia que intervém no comportamento humano!
Este profissional atua onde os processos de desenvolvimento, de educação
e de aprendizagem ocorrem, abrangendo por isso todo o ciclo vital do indivíduo.
Onde pode encontrar um Psicólogo da Educação?
- Estabelecimentos de ensino
- Estruturas centrais com responsabilidades em matéria de educação
- Instituições educativas não-formais como os centros educativos e estabelecimentos prisionais
- Instituições da comunidade com açao junto de crianças, jovens e adultos
- Instituições com responsabilidade na educação e reabilitação de pessoas com incapacidade.
Como contribui este profissional para a sociedade?
Contribui para o desenvolvimento integral e bem-estar psicológico dos indivíduos
Contribui para o sucesso escolar e aprendizagem ao longo da vida
Contribui para a realização pessoal, social, familiar e profissional
Contribui para o estabelecimento de relações interpessoais em ambientes institucionais positivos e para o aumento da qualidade e satisfação de vida.
Com quem e como intervém este profissional?
Intervenção junto de alunos e formandos
Esta intervenção pode ser feita individualmente ou em grupo, e respeita, entre outros, a prevenção e intervenção nos problemas de: adaptação escolar e profissional, perturbações emocionais e do comportamento, dificuldades de relacionamento interpessoal e outras condições permanentes ou graves que afectam o desenvolvimento e aprendizagem e/ou funcionamento psicológico. Na sua intervenção, os psicólogos da educação atendem à diversidade de problemáticas e de situações apresentadas pelos alunos e formandos nos contextos educativos, designadamente no que concerne às etapas de desenvolvimento e processos de aprendizagem, incluindo as diferenças que decorrem de factores sociais e culturais (estatuto socioeconómico, língua materna, etnia, religião, género, etc).
Intervenção no sucesso educativo
A intervenção psicológica junto de alunos e formandos, visando o sucesso educativo, foca-se no desenvolvimento de competências cognitivas e instrumentais, favorecendo a aprendizagem, o desempenho académico e a qualidade da formação. Estes profissionais criam condições para que os alunos e formandos sejam progressivamente mais responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento, aprendizagem e capacitação para responderem de forma autónoma às exigências do quotidiano. Neste sentido, a intervenção psicológica inclui a introdução de modificações nas dinâmicas individuais, escolares, familiares e sociais que previnam o aparecimento ou atenuem factores de risco para o desenvolvimento pessoal, relacional, educativo e social. Podem ainda planificar, orientar e implementar projectos de prevenção que incluam ações específicas para a prevenção de problemas educativos concretos como as dificuldades nas transições escolares ou de adaptação a novos contextos educativos, o absentismo e abandono escolar ou profissional, o insucesso académico ou profissional, os fenómenos de exclusão, bullying e violência. Além disso, favorecerem a deteção precoce de necessidades especiais por parte dos alunos.
Intervenção nas competências de vida, bem-estar e realização pessoal
Os psicólogos da educação desempenham um papel fundamental na conceção, implementação, monitorização e avaliação de programas e projectos que têm em vista a promoção de factores de protecção individual de bem-estar, saúde psicológica e de realização pessoal, desenvolvimento de competências de literacia em saúde (física e psicológica) e promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis. Incluem-se aqui os programas e projectos no domínio das competências sócio-emocionais (auto-conhecimento, auto-gestão, consciência social, competências interpessoais e tomada de decisão responsável), educação sexual e relacional, prevenção de consumo de substâncias, educação alimentar, educação para a cidadania, entre outros. Os psicólogos educacionais contribuem ainda para que os contextos educativos e de desenvolvimento sejam promotores de competências de autonomia, cooperação, responsabilidade, resiliência e coping.
Intervenção nas necessidades educativas especiais
Os psicólogos educacionais participam na avaliação do desenvolvimento e das necessidades educativas, com o objectivo de promover a inclusão educativa, social e profissional de crianças, jovens e adultos, diminuindo os riscos associados às incapacidades funcionais, psíquicas e sociais. Em conjunto com outros profissionais, os psicólogos educacionais colaboram nos processos de identificação e implementação de respostas educativas diferenciadas para alunos e formandos com necessidades acrescidas de apoio educativo, desempenhando ainda um papel importante no apoio à construção dos seus projectos de vida e transição para a vida ativa. Têm também um papel essencial na promoção de atitudes e comportamentos de respeito pela diversidade, bem como no apoio à família e cuidadores, promovendo o conhecimento e a compreensão das necessidades educativas em causa.
Intervenção no desenvolvimento vocacional e de carreira
Neste âmbito, são competências dos psicólogos educacionais a organização, planificação e orientação dos processos de desenvolvimento vocacional e de carreia ao longo do ciclo vital. Mais concretamente, e a titulo de exemplo, as suas competências incluem a implementação de estratégias de promoção do auto-conhecimento e clarificação dos projectos pessoais, vocacionais e profissionais; a disponibilização de informação e apoio às pessoas nos processos de tomada de decisão perante diferentes oportunidades educativas e/ou profissionais (escolhas iniciais, desemprego ou reconversão profissional); o desenvolvimento de competências de emprego; a construção de planos de carreira e a inserção na vida ativa; a transição para a reforma e promoção do envelhecimento ativo.
Intervenção junto de famílias e encarregados de educação
Os psicólogos educacionais estão aptos a realizar intervenções com vista a apoiar famílias, pais e outros cuidadores, no âmbito da educação e desenvolvimento dos seus educandos, a promover dinâmicas e relações familiares positivas e de suporte, bem como a reforçar o estabelecimento de parcerias entre a família, escola e comunidade. Mais precisamente, podem ajudas as famílias e encarregados de educação a compreender a sua influência no desenvolvimento, aprendizagem, saúde e bem-estar psicológico de crianças e jovens, bem como a compreender a importância da sua participação nos múltiplos contextos em que ocorrem a educação e desenvolvimento. Estes profissionais estão ainda habilitados a intervir no domínio das competências parentais e a facilitar a comunicação entre a família, escola e instituições da comunidade, por exemplo, mediando a criação de redes de serviços e a resolução de conflitos.
Intervenção junto de profissionais da educação e outros técnicos
Os psicólogos educacionais podem auxiliar profissionais de educação e outros técnicos especializados no que respeita à analise das suas práticas educativas e pedagógicas, à adaptação dos programas curriculares e instrumentos de avaliação, à planificação de actividades e organização de ambientes positivos de ensino-aprendizagem, e à aplicação de programas psicoeducativos e de promoção de competências. Como anteriormente mencionado, podem também desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento profissional continuado destes profissionais, contribuindo para a sua actualização técnica e científica nos mais variados domínios. Paralelamente, podem apoiar os profissionais de educação e outros técnicos especializados a desenvolver estratégias para lidar com os riscos psicossociais e outros factores de stress decorrentes da sua actividade profissional, prevenindo situações de burnout, stress ocupacional, absentismo e presentismo laboral. Finalmente, a um nível mais institucional (direcções e chefias intermédias) podem adjuvar a elaboração e desenvolvimento de projectos educativos inovadores, processos de tomada de decisão relativos à organização e funcionamento das instituições, entre outras actividades.
Intervenção em parceria com serviços e estruturas da comunidade
São objecto da intervenção dos psicólogos educacionais o apoio ao estabelecimento de parcerias e a melhoria das relações entre as diferentes estruturas e serviços da comunidade. Em função de objetivos educativos e das necessidades de intervenção dos seus clientes, os psicólogos educacionais facilitam a comunicação e a cooperação interinstitucional entre serviços e profissionais, seja do sector da saúde, educação e justiça, como da intervenção social e comunitária, tendo por objectivo a prestação de serviços compreensivos e integrados, eficientes e eficazes, numa lógica de optimização dos recursos existentes.
Intervenção em situações de crise e emergência
Os psicólogos educacionais
podem trabalhar, em conjunto com alunos, formandos, famílias, profissionais de educação
e outros técnicos especializados, em situações de crise como suicídios, homicídios,
desastres naturais, bombas ou ameaças de bombas, violência, terrorismo ou abuso
sexual, entre outras.
Intervenção junto de adultos idosos
Tendo em conta o seu conhecimento científico sobre o desenvolvimento, nomeadamente os aspetos cognitivos do envelhecimento e o impacto psicológico e social do processo de envelhecer, estes profissionais podem contribuir para um envelhecimento ativo e saudável, em contextos educativos não formais (universidades seniores, lares da terceira idade, centros de dia e instituições similares) para a melhoria da qualidade de vida e diminuição da solidão dos adultos idosos. Os psicólogos educacionais podem desenvolver programas psicoeducativos de desenvolvimento pessoal e de estimulação cognitiva que permitam à pessoa idosa lidar de forma adaptativa com os desafios decorrentes do processo de envelhecimento, optimizando as suas capacidades ou encontrando outros focos de investimento pessoal e social durante a idade adulta avançada.