Atualmente a ansiedade afeta mais de 260 milhões de pessoas em todo o mundo.
Os sintomas associados a este transtorno são muitos e podem variar de pessoa para pessoa. Podem ser físicos (taquicardia, sudorese, tremores e irritabilidade) e psicológicos (nervosismo, dificuldades em dormir e medo constante e sem motivo aparente).
É importante que a Ansiedade seja tratada e trabalhada por profissionais especializados, de forma a retomar o equilíbrio inicial e a recuperar a qualidade de vida do indivíduo.
No tratamento da Ansiedade é importante realizar, não só, um acompanhamento psicológico, como também recorrer a terapias alternativas e de auto-ajuda.
Psicoterapia para a ansiedade
Existem diferentes abordagens que ajudam a perceber o que está na origem, e quais os recursos necessários para minimizar os sintomas da Ansiedade. Estas são fundamentais, pois, além de trabalharem o auto-conhecimento do indivíduo, permitem recuperar a auto-confiança do mesmo, que vai contribuir para que este enfrente melhor a situação e o impeça de ter recaídas.
De seguida vamos incidir um pouco sobre as diferentes abordagens que nos podem ajudar a lidar com este tipo de situação.
Terapia cognitiva-comportamental
Para muitos psicólogos é uma das abordagens mais eficazes para lidar com o problema da Ansiedade. Um dos seus principais objetivos consiste em demonstrar como os pensamentos afetam o humor e bem-estar do indivíduo, ensinando diferentes formas de ver o mundo, e desse modo reestruturando a sua forma de pensar.
Psicologia positiva
A psicologia positiva permite-nos compreender que as preocupações e desafios na vida são inevitáveis, e por esse motivo, torna a pessoa capaz de enfrentar esses momentos com uma maior disposição, desfrutando de todas as etapas do processo.
Mindfulness
O tratamento da ansiedade é realizado com base nos princípios centrais da meditação budista, o que permite uma maior regulação dos picos de humor e maior relaxamento físico e mental.
Medicação na ansiedade
Por ser um transtorno delicado e complexo, a forma mais eficaz de enfrentar os sintomas da Ansiedade costuma ser aliando a terapia com a medicação. A terapia ajuda a lidar com a carga psicológica do distúrbio e a medicação ajuda a controla os efeitos físicos. Os medicamentos mais utilizados são os ansiolíticos e os betabloqueantes.
Quem define a medicação é o psiquiatra, que analisa o quadro, a intensidade dos sintomas e o histórico do paciente, sendo extremamente importante seguir à risca o tratamento.
A suspensão do tratamento sem autorização do médico pode trazer ainda mais consequências negativas para quem sofre de ansiedade, sendo o principal deles a recaída com sintomas ainda mais fortes.
Auto-ajuda e terapias alternativas
Como colaborar com o tratamento da ansiedade:
- Mantendo uma dieta equilibrada
- Praticando exercício físico
- Praticando meditação e yoga
- Mantendo uma dieta rica em ómega-3
- Evitando o consumo de álcool e substâncias estimulantes
- Recorrendo aos benefícios da acupuntura
- Fazendo massagens relaxantes
É importante perceber que o corpo e a mente estão ligados, e que, ao realizar pequenas mudanças comportamentais, pode estar a beneficiar o seu bem-estar global.
Se precisar de ajuda, não deixe de entrar em contato com psicólogos especializados!