Como lidam os casais com esta situação?

21-03-2020

Informamos a todos os casais que se queixavam da falta de tempo para estarem juntos, que a situação, pelo menos por enquanto, é favorável, pois vão ter todo o tempo do mundo para conviverem enquanto casal. 


Esta convivência de 24h, por tempo indeterminado, será benéfica para o casal?


A resposta vai depender, e muito, de cada casal e da sua capacidade, não só em gerir as emoções, como também, da agilidade de, em conjunto, serem capazes de encontrar estratégias e alternativas que os permitam contornar as situações de maior stress e monotonia.



Esta situação de quarentena é uma fase que gera, na maior parte das pessoas, algum desconforto, stress e impaciência. Assim sendo, é normal que influencie a forma como vai relacionar-se com as pessoas que convive diariamente, e o seu companheiro não será exeção. De certeza que a maioria de vós já ouviu dizer que "...acabamos por descontar a nossa raiva, stress e descontentamento nos mais próximos..." e é isso mesmo que vai acontecer!


Algumas pessoas vivem com outros elementos da família, além do companheiro, o que acaba por ser benéfico, na medida em que, nos momentos de maior stress, podem sempre optar por retirar-se do "espaço gerador de stress" e conversar com outra pessoa/familiar. Deste modo, vão conseguir abstrair-se da situação e não vão alimentar discussões, por vezes, desnecessárias. 


Contudo, existem muitas outras pessoas que estão a viver apenas com o companheiro, ficando por isso mais limitadas nos momentos de stress, tendo que arranjar alternativas e estratégias para contornarem a situação. A estas pessoas sugere-se que nos momentos de maior stress optem por ir para outro sítio da casa, para evitar e "alimentar" discussões, e se possível, que liguem para um amigo ou familiar, de forma a se abstrair do que está a acontecer. 


Dicas para manter a sua relação saudável



Cuide da sua auto-estima


Ficar em casa não é sinónimo de andar o dia todo de pijama e sem se arranjar! Isto é válido tanto para o sexo feminino como para o masculino. Continue a cuidar de si, trate da sua higiene pessoal, coloque uma roupa confortável (sem ser o pijama), para as mulheres que gostam de maquilhagem, podem colocar um pouco, mesmo que seja para estar em casa, e não se esqueçam de colocar um pouco de perfume, afinal de contas não está sozinho. Como é óbvio não entre em exageros, mas é importante relembrar que tem alguém do seu lado, que valoriza este seu cuidado, por isso, por si e pelo seu companheiro, não se descuide. O desleixo, de ambas as partes, pode causar algum desinteresse e "esfriar" um pouco a relação, por isso evite que isso venha a acontecer.




Respeite o tempo e espaço do outro


Quem não gosta de ter o seu espaço e tempo para fazer o que quiser e mais gosta? Apesar de não estarmos sozinhos, é importante, principalmente nesta fase, TER e DAR espaço e tempo ao companheiro para que ele(a) faça o que realmente gosta, mesmo que seja não fazer nada e estar no seu canto! Aproveite este tempo para estar só para si, para trabalhar, ler, jogar, aceder às redes sociais, conversar com amigos, entre outras coisas... É importante perceber que este momento a "sós" é saudável para ambas as partes e não sobrecarrega a relação, pelo contrário. 

É importante que este tempo seja respeitado por ambas as partes!



              

Prática de atividades em conjunto


Sejam criativos e originais! Escolham à vez! O que significa isto? Que a cada dia, um elemento do casal, escolhe uma atividade ou jogos para fazerem em conjunto. Além de ser o mais justo, demonstra também respeito por aquilo que o "outro" quer fazer, mesmo que não seja do seu agrado, nem apeteça fazer. Como casal, existem momentos, em que temos que ser pacientes, flexíveis e, acima de tudo, saber ceder e negociar para que ambas as partes fiquem satisfeitas.




Por fim...



Aproveitem este momento em que estão mais próximos do outro para conhecerem melhor a pessoa que está do seu lado. 

Durante a  rotina diária, de constante correria,stress e falta de tempo, acabamos por deixar escapar pormenores essenciais daqueles que mais amamos...





© 2017 Cátia Vieira. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora