Atualmente o número de pessoas que sofreram ou sofrem de ansiedade é cada vez maior e preocupante. Neste sentido, e para uma melhor compreensão deste transtorno, torna-se importante perceber quais os sintomas associados.
Como ajudar alguém que enfrenta este transtorno?
Sinais de um ataque de ansiedade
Apesar de estar associado a situações traumáticas e de stress, um ataque de ansiedade pode ocorrer, inclusive, quando a pessoa se encontra num momento tranquilo.
De seguida podem verificar alguns dos sinais da Ansiedade:
- taquicardia e palpitações fortes;
- sensação de medo acima do normal;
- aumento da sudorese e da temperatura corporal;
- tremores;
- sensação de que algo irreal está acontecendo.
É importante referir que a maioria dos sinais surge de forma inesperada. Em relação à duração do ataque de ansiedade, os psicólogos explicam que não existe um tempo determinado, variando por isso de pessoa a pessoa.
Como ajudar no momento do ataque de Ansiedade?
- Converse: a pessoa que está sofrendo um ataque de ansiedade necessita ser acalmada, e a forma mais eficaz de fazê-lo é mudar o foco dos seus pensamentos. Não é uma tarefa fácil, mas é conversando que a pessoa deixa de se concentrar naquilo que considera uma ameaça.
- Normalize a crise: chamar a atenção pelo ataque de ansiedade só vai contribuir para que a pessoa fique mais nervosa e desconfortável. É importante insistir com a mesma que os sintomas que está a sentir nesse momento são passageiros.
- Trabalhe a respiração: a respiração profunda e lenta ajuda a acalmar e a aumentar a concentração do cérebro, que começa a pensar de forma mais racional. A calma também ajuda a pessoa a reordenar os seus pensamentos.
"O ideal é acalmá-lo e centrá-lo no agora. Isso para que desacelere e utilize o raciocínio lógico."
É fundamental perceber o que originou o ataque de Ansiedade
Além de estar associado a traumas e stress, as situações de baixas autoestima e autoconfiança podem também desencadear o problema, principalmente diante de uma situação considerada desafiadora.
Uma das melhores maneiras de descobrir o que está na origem dos ataques de ansiedade é através de uma avaliação psicológica. De acordo com os psicólogos, quando descoberto o motivo que origina o problema, torna-se mais fácil encontrar a solução, ou pelo menos amenizar os seus efeitos.